O que fazer em caso de falecimento?

– Quando o falecido tem seguro-funeral
Basta acionar a companhia de seguros para que sejam tomadas todas as providências.

– Quando o falecido não tem seguro-funeral
Neste caso, algum familiar deverá se responsabilizar pelos procedimentos. Para isso, se o responsável reside em Salvador, as medidas devem ser tomadas em uma das agências do Serviço Funerário do Município, com a apresentação dos documentos abaixo:

● Laudo médico comprovando o falecimento.
● Documento do falecido, como: RG, Certidão de Casamento, Carteira Profissional, Título de Eleitor ou Certificado de Reservista.

– Documentação necessária para o sepultamento:
● Laudo pericial.
● Declaração de óbito.
● Documentos de identificação.
● Atestado de óbito.

– Em caso de morte natural:
Ocorridas por causas naturais, como doenças ou pela idade avançada, com exceção das mortes acontecidas em hospitais, um médico deverá ser chamado até o local para constatar o óbito e, então, assinar a declaração de falecimento.

Caso não seja possível obter a presença de um médico, os familiares deverão entrar em contato com a Polícia Civil para que o corpo seja encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde um médico legista examinará o falecido e, fornecerá a declaração.

Com este documento em mãos, além dos documentos pessoais do falecido, o serviço funerário poderá ser acionado para realizar a remoção do corpo e definir os serviços a serem contratados (urnas, roupas, coroas de flores, etc).

– Em caso de morte no hospital:
Ocorrendo morte natural, o médico do paciente examinará o corpo e fornecerá a declaração de óbito.

Quando em decorrência de morte violenta, a Polícia deverá ser acionada para encaminhar o corpo até o Instituto Médico Legal (IML), onde será examinado e a declaração de óbito, fornecida.

Com este documento em mãos, além dos documentos pessoais do falecido, o serviço funerário poderá ser acionado para realizar a remoção do corpo e definir os serviços a serem contratados (urnas, roupas, coroas de flores, etc).

– Em caso de morte violenta
Em decorrência de acidentes, homicídios ou suicídio a Polícia deverá ser acionada para encaminhar o corpo até o Instituto Médico Legal (IML), onde será examinado e a declaração de óbito, fornecida.

– Como obter a Certidão de Óbito no cartório?
O documento deve ser retirado no Cartório de Registro Civil do local do onde ocorreu o falecimento. Para isso, um familiar de primeiro grau (pai, mãe, filhos ou cônjuges) deverá ir até lá com a declaração e o registro de óbito em mãos.

Por lei, em Salvador não é permitida a retirada do documento através de despachante ou terceiros, necessitando a presença física de um parente portando os seguintes documentos:

● Declaração de Óbito assinada pelo médico
● Certidão de Nascimento (solteiro) ou Certidão de Casamento (se casado)
● Certidão de Casamento e Certidão de Óbito do Cônjuge (se viúvo)
● Certidão de Casamento com averbação (se divorciado ou separado judicialmente)
● Carteira de Identidade
● Carteira de Trabalho
● CPF
● Título de eleitor ou comprovante de votação ou certidão do TRE
● Número do benefício e número da Espécie (se aposentado ou pensionista do INSS).

– Como contratar o cemitério?
Na hora de contratar os serviços do Jardim da Saudade e, portanto, definir o tipo de cerimônia que será feita, a duração do velório, as homenagens e demais detalhes, será necessária a entrega dos seguintes documentos:

● Guia de óbito (emitida pelo cartório)
● Documento com foto do falecido
● Documentos pessoas da pessoa responsável

– Como realizar a missa?
Para maiores informações sobre missas, entre em contato com a nossa equipe comercial através do telefone (71) 3183-0676.

Qual a importância de se planejar?

Planejamento é importante em todas as fases da vida. Isso evita que a sua família precise se preocupar com questões burocráticas nos momentos mais difíceis. Por isso, procure nossos representantes, saiba mais sobre os nossos planos previdenciários e não deixe nenhuma preocupação para a sua família.

Quais as opções de sepultamento?

No Jardim da Saudade, o sepultamento é feito em uma área verde repleta de natureza, onde disponibilizamos:

Aluguel individual de jazigo para um contratante.
Aluguel compartilhado do jazigo para até dois contratantes.

Em ambos os casos, o período é de três anos, podendo ser renovados.

Quais os horários dos velórios?

Os velórios podem acontecer a qualquer momento do dia. Para isso, disponibilizamos capelas 24h, incluindo uma equipe de segurança pronta para oferecer total tranquilidade aos familiares e amigos, inclusive no turno da noite.

Quais os horários dos sepultamentos e das cremações?

Os sepultamentos e cremações acontecem todos os dias das 8h às 17h.